Câmara homenageia Semana da Consciência Negra

Câmara 23/11/2021

A Câmara de Gravataí fez uma homenagem à Semana da Consciência Negra na sessão desta terça-feira (23). O presidente Alan Vieira (MDB) fez uma fala sobre o tema na abertura da sessão.

“No último sábado, 20 de Novembro, foi comemorado o dia da Consciência Negra, data escolhida por ser o dia da morte de Zumbi de Palmares, o negro escravizado líder do Quilombo dos Palmares. O Quilombo abrigava escravos fugitivos no local situado na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas, chegando a abrigar mais de 20 mil habitantes.

É de se lembrar que o Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravatura. Mesmo que a nossa constituição federal de 88 assegure condições igualitárias, com mesmas oportunidades de emprego, escolaridade e princípios básicos, sabemos que ainda há muito para se fazer e há muito para se aprender.

A Lei 10.639 de 2003 tornou obrigatório o ensino da cultura africana nas escolas da rede pública e particular, em todos os níveis de ensino. Mas ainda precisamos avançar muito com políticas públicas de valorização da comunidade negra em todos os cantos do país. Nós não podemos esquecer que o negro foi e é protagonista na construção da nossa sociedade.

Gravataí está no caminho com a criação dos dois Conselhos e a realização do Seminário da Saúde Integral da População Negra, mas ainda há muito o que ser feito. Todas as ações precisam partir de nós mesmos, não apenas de nós, parlamentares, mas de todos, com o respeito que cada um merece”, afirmou.