Turismo

Turismo

Pontos Turísticos

PREFEITURA MUNICIPAL

          O Prédio Sede da Prefeitura Municipal de Gravataí,construído em estilo eclético, guarda características tanto do Neoclássico quanto do moderno, ressaltando que o seu interior, já perdeu praticamente todos elementos do período colonial. Foi adquirido em 1894 para a instalação da Intendência Municipal. Anteriormente, era residência no andar superior, funcionando no terraço, uma casa comercial com entrada independente. O prédio foi reformado, tendo sua conclusão em 1996, readquirido as características originais da fachada.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DOS ANJOS

          Os ofícios religiosos na antiga Aldeia dos Anjos, durante seus primeiros tempos, eram realizados na Capela de Viamão, uma vez que na referida aldeia, não havia templo. Em 1760, antes da fundação da Aldeia, foi construída uma capelinha de pau a pique.Em 1772, já na administração de José Marcelino Figueiredo, começaram as primeiras tratativas para construção da nova capela, ainda de taipa (barro socado e taquara). Somente em l774, teve início a sua construção, sendo concluído o altar e instalado a cemitério ao lado, já no local onde se encontra o templo atual. Somente no inicio do século XIX e que se deu o inicio das obras da Igreja atual, sendo concluída em 1855, com os primeiros sinos vindos das Missões jesuíticas de carreta, numa Longa viagem. Na frente da Igreja, eram realizadas as antigas Festas do Divino Espírito Santo, de origem açoriana, sendo que os tijolos do Império e da casa dos sinos ao lado, estão hoje nos alicerces da Escola Dom Feliciano. O prédio possui estilo barroco português.

MUSEU MUNICIPAL AGOSTINHO MARTHA

          O Museu Municipal Agostinho Martha é um órgão da Fundação Municipal de Arte e Cultura de Gravataí, FUNDARC, criado pela Lei municipal n° 1217 de 30 de julho de 1974, na administração do prefeito Dorival Cândido Luz de Oliveira, acolhendo projeto do vereador Danilo Pellizzoni, sendo aprovado pela Câmara Municipal. Foi implantado e organizado pelo pesquisador Jorge Rosa, pelo decreto n° 1167, de 15 de julho de 1981. O referido decreto também denominou de MUSEU MUNICIPAL AGOSTINHO MARTHA, em homenagem ao conhecido morador e pesquisador gravataiense. Foi inaugurado extra-oficialmente na rua dr. Luis Bastes do Prado, sendo instalado oficialmente na atual sede a 6 de setembro de 1985; um sobrado em estilo colonial português de meados do século XIX.

          O acervo do Museu é composto basicamente por peças que contam a história colonial da região do Vale do rio Gravataí, destacando-se por exemplo, uma moenda de cana, engenhoca que produzia artesanalmente a cachaça, a rapadura e a garapa. Evidenciamos também, um tear manual, bem como todo o complexo artesanal da tecelagem, onde eram confeccionadas as roupas de cama e vestuário de grande parte da população durante todo o período colonial e início da fase republicana. Igualmente, podemos ressaltar objetos de agricultura e pecuária, iluminação e cozinha.

          Em relação ao prédio ainda é importante referir que foi sede de uma atafona, onde era produzida e vendida a farinha de mandioca, que era produto de ponta na economia do município durante o período colonial.

GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES

          Em maio de 1979, na administração do prefeito Ely Francisco Corrêa foi fundado o Ginásio Municipal de Esportes Adriano Qrtiz Corrêa, o "Aldeião". Situado na avenida Adolfo Inácio Barcelos. no centro de Gravataí, o Ginásio possui urna capacidade de 800 lugares para o público que prestigia os eventos realizados no local. A sua estrutura comporta também um bom sistema de iluminação, sanitários, vestiários, refeitório, urna quadra esportiva para prática de modalidades esportivas corno futsal e vôlei. O seu espaço físico também é utilizado para a realização de grandes eventos sociais ou políticos, como a apuração dos pleitos eleitorais na esfera municipal, estadual ou federal, bem como espetáculos musicais, teatrais, gincanas, festividades cívicas, entre outras.

PARQUE MUNICIPAL DE EVENTOS

          O Parque Municipal de Eventos foi inaugurado, oficialmente, no dia 30 dc novembro de 1995, durante a abertura do 1° Rodeio Internacional do Mercosul. Com urna infra-estrutura preparada para atender um grande público, o Parque dispõe de 40 hectares de muito verde, que englobam área de estacionamento para 2 mil veículos; camping com capacidade para 3 mil pessoas; canchas de tiro de laço; espaços para atividades esportivas e culturais; prédio administrativo: posto policial e de saúde; sanitários, água, luz e telefone e praça de alimentação, bem como figueiras centenárias e urna vegetação nativa.

          Idealizado e concluído na administração do ex-prefeito Edir Pedro de Oliveira, o Parque Municipal de Eventos foi criado com o objetivo de oferecer uma opção de lazer à população, bem como um local para a realização de grandes espetáculos, próxima a área urbana de Gravataí, O Parque de Eventos está situado na RS 118, quilômetro 18, na localidade de Itacolorni.

C.T.G. ALDEIA DOS ANJOS

          O C.T.G. Aldeia dos Anjos foi fundado no dia 22 de janeiro de 1956, sendo o seu primeiro patrão Nicanor Cardoso Alves. Naquela época, a sede provisória estava localizada na área, em que hoje se encontra o Paladino Tênis Clube. No ano de 1984, o Centro Tradicionalista conquista a sua sede própria, com uma área de 2 mil e 200 metros quadrados, situada na rua Adolfo lnácio Barcelos. 1553.

          Atualmente, o C.T. G. Aldeia dos Anjos possui aproximadamente 1180 sócios, salão de festas, galpão crioulo, churrasqueiras, cancha de bocha. quadra de futebol, cozinha, entre outros. Além do patrão Valecv Cabeleira Bitelo, a entidade tradicionalista comporta quatro invernadas. 5 piquetes, uma escolinha. departamento de esportes, conselho vaqueano e patronagem.

          O Aldeia dos Anjos é penta campeão do FEGART, conquistando o troféu em definitivo para Gravataí, no festival realizado em Santa Cruz do Sul, no ano de 1997. Também representou o Estado do Rio Grande do Sul e o Brasil no Festival Mundial do Folclore, em Santa Fé na Argentina; participou do Festival Castelo de Vide, Portugal e Espanha. em 1997; participou do Festival Mundial do Folclore no Canadá do Festival do Folclore de Waynesville na Carolina do Norte. Estados Unidos.

          Atendendo à convite do Conselho Internacional de Organização de Festivais de Folclore (CIOFF) representou o Brasil, em 1997, na Turquia. Também foi bicampeão do Festival de danças Gaúchas de Raízes Açorianas, em Taquari, dezembro de 1997. Desde 1970, a entidade tem organizado e realizado na cidade, o tradicional Rodeio Crioulo.

FONTE DO FORNO

          O abastecimento de água era bastante precário na antiga Aldeia dos Anjos até o início do século XX. A população se utilizava de poços e fontes de fundos de quintais. Ainda na segunda metade do século XX, foram feitas algumas tentativas de construção de uma fonte pública para a Freguesia da Aldeia. A primeira referência a respeito da edificação da fonte do forno data de dezembro de 1861, quando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre fez orçamento para duas edificações desse tipo na Aldeia. Tais fontes deveriam ser cobertas com uma abóbada, formada de cal, areia e tijolos, fechadas à frente com uma cancela de ferro. Após inúmeras dificuldades, somente em 1868, foi então construída a abóboda da fonte. Segundo a tradição popular, foi obra de Mestre Augusto, por ordem do Coronel Fonseca.

          A fonte localiza-se na Rua Nossa Senhora dos Anjos, quase esquina com José Marques Barreto de Viana, fazendo parte de uma praça reurbanizada.