Notícias

Vereadores se reúnem com prefeito Marco Alba

Câmara 02/07/2020
Vereadores se reúnem com prefeito Marco Alba
Fotos: CMG

Os vereadores da Câmara de Gravataí fizeram uma reunião na tarde desta quinta-feira (2) com o prefeito do município, Marco Alba. O encontro foi realizado de forma remota, e teve transmissão virtual.

Estiveram presentes no plenário os parlamentares da mesa diretora, o prefeito, o vice-prefeito Áureo Tedesco e os secretários Davi Severgnini (Fazenda), Jean Torman (Saúde), Sonia Oliveira (Educação), Alexsandro Lima (Administração) e Régis Fonseca (Procuradoria-Geral). Os demais vereadores participaram de maneira remota.

O encontro é realizado anualmente, conforme a lei orgânica do município. Alba fez uma apresentação inicial sobre resultados da gestão e os desafios representados pela pandemia do novo coronavírus, e depois respondeu a questionamentos dos vereadores.

O prefeito destacou o patamar da dívida consolidada líquida em relação à receita, de 16%, que permite ao município fazer financiamentos e realizar obras de infraestrutura. Ele ressaltou a parceria da Câmara e de vereadores da base do governo na aprovação de projetos de sua gestão.

Sobre os impactos da covid-19 em Gravataí, Alba afirmou que o município projeta uma redução de R$ 80 milhões em sua arrecadação por conta da queda da atividade econômica. O auxílio do governo federal deve aportar R$ 46 milhões, e a prefeitura está fazendo contingenciamento de gastos para lidar com a quebra de receita, destacou.

Ele ressaltou que o hospital de campanha foi idealizado para entrar em funcionamento a tempo do pico da pandemia, que deve acontecer nos próximos dias, e que o município recebeu cinco respiradores e aguarda mais 15. “Gravataí está fazendo a sua parte”, afirmou. Ele destacou ainda o trabalho dos profissionais da área de saúde “que mostram capacidade técnica e dedicação”, arriscando-se na linha de frente no combate ao coronavírus.