Vereadores se reúnem com prefeito Luiz Zaffalon

Câmara 31/03/2021

Os vereadores da Câmara de Gravataí realizaram na tarde desta quarta-feira (31) uma reunião com o prefeito municipal, Luiz Zaffalon. O encontro foi realizado de modo remoto.

A reunião é realizada uma vez por ano, conforme previsto pela lei orgânica municipal. O encontro foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Alan Vieira (MDB), e contou com a participação do vice-prefeito, Levi Melo, e dos secretários Adão Castro (Mobilidade Urbana), Davi Keller Severgnini (Fazenda), Régis Fonseca (Saúde) e Sonia Oliveira (Educação).

Zaffalon fez uma fala inicial sobre a gestão municipal, a qual disse estar sendo marcada pela pandemia. “90% do meu tempo na prefeitura é para atender as demandas da covid-19”, afirmou.

Ele relatou as ações tomadas pela prefeitura diante do que chamou de “situações de emergência” vividas nas últimas semanas, com o agravamento da pandemia. Zaffalon destacou a abertura de novos leitos, passando de 32 para 150 leitos, a adaptação de outras estruturas de saúde para o atendimento à covid e a negociação para a Santa Casa não fechar as portas de sua emergência no Hospital Dom João Becker.

“O prefeito tem que negociar, de um lado, com a saúde para manter a estrutura funcionando, e, de outro, com a economia para manter atividades abertas e as pessoas poderem trabalhar”, afirmou. Ele destacou o diálogo com diferentes setores e instituições da sociedade civil, inclusive o Legislativo, para enfrentar a crise.

Em relação a uma perspectiva de melhora da pandemia, Zaffalon disse que “o número de vacinas está crescendo constantemente e Gravataí é, dos municípios da região metropolitana, o que mais vacinou com relação às doses recebidas”. Ele destacou ainda que “estamos fazendo tudo o que é possível para manter a saúde do município sob controle”.

Zaffalon também abordou a situação previdenciária de Gravataí, relatando que uma consultoria contratada pela prefeitura está finalizando um estudo com alternativas para redução do déficit atuarial. “A partir daí, poderemos começar a discutir com a sociedade os projetos de lei que teremos que enviar para a Câmara para legislar sobre essa matéria”, afirmou.

O prefeito ressaltou os reflexos da pandemia na situação econômica do município, que devem se estender pelos próximos anos. “O governo prima pela pauta da responsabilidade fiscal”, destacou. Ele abordou ainda questões estruturais do município, como o transporte público.

Ao final, Zaffalon respondeu a uma série de questionamentos feitos pelos vereadores. Os secretários Adão Castro, Régis Fonseca e Sonia Oliveira também fizeram falas sobre questões pontuais.