Projeto quer criar disciplina de cultura tradicionalista

Câmara 17/04/2019

Foi apresentado na Câmara de Gravataí o projeto de lei nº 43/2019, de autoria do vereador Neri Facin (PSDB). A iniciativa tem como objetivo incluir a disciplina de cultura tradicionalista no currículo das escolas da rede municipal de ensino.

Conforme o texto apresentado, caberá ao órgão competente da administração estabelecer o conteúdo a ser passado, o qual deve incluir a história, as artes, a poesia, a música, o folclore, os hábitos e costumes e também noções sobre turismo rural. O projeto prevê que sejam oferecidos cursos aos professores, capacitando-os para lecionar a matéria.

O projeto também estabelece que a cultura tradicionalista deve ser compreendida de acordo com as normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Para o vereador, “a inserção da disciplina pode provocar inúmeras mudanças positivas no comportamento dos alunos, pois estimularia nestes a prática pelo cultivo da cultura de nosso estado, assim como o carinho e a admiração por nossa terra”.