Projeto de lei visa conscientizar sobre endometriose

Câmara 15/04/2019
Projeto de lei visa conscientizar sobre endometriose
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

Foi apresentado na Câmara de Gravataí o projeto de lei 41/2019, que cria a Semana de Conscientização da Endometriose e a inclui no calendário da cidade. De autoria do vereador Fábio Ávila (PRB), o texto prevê que anualmente sejam feitas ações na última semana de março para conscientização e tratamento da doença.

A endometriose é uma doença feminina que se caracteriza pelo crescimento do endométrio, mucosa que reveste a parede do útero feminino, em outras partes do corpo, como trompas e ovários. Os sintomas da doença podem ser fortes dores durante o período menstrual, sangramento menstrual intenso ou irregular, infertilidade, entre outros. Após o diagnóstico pode ser feito o tratamento cirúrgico ou através de medicamentos, dependendo da indicação médica.

A semana tem como objetivos promover a divulgação de ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas à endometriose, assim como a conscientização para que o tratamento seja feito logo no início dos sintomas. Para o vereador Fábio Ávila, “é de extrema importância conscientizar não só as mulheres, mas diversos setores da sociedade para que sejam realizadas ações para prevenção, bem como diagnósticos e tratamentos nas fases iniciais, para proporcionar melhor qualidade de vida às mulheres”. O projeto aguarda parecer da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão de Saúde.