Programa de treinamento em primeiros socorros é aprovado

Câmara 18/07/2018

A Câmara Municipal de Gravataí aprovou o Projeto de Lei do Executivo n° 32/2018 na sessão ordinária da última terça-feira (17). O projeto institui um programa de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de instituições de ensino de Gravataí.

O programa atenderá todos os Centros Municipais de Educação Infantil, Escolas Públicas Municipais, Escolas Particulares, ensino privado e ou sem fins lucrativos. Os treinamentos serão ministrados por instituições especializadas na área sediadas no município, por técnicos da administração pública municipal – com autorização prévia da Secretaria de Saúde, por Policiares Militares do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ou pelos grupos de resgate voluntários. Todos com certificação para tal atividade e sem custo para o município e para as instituições de ensino.

O texto havia sido apresentado como o projeto de lei n° 23/2018, de autoria do vereador Clebes Mendes (MDB), e aprovado no último dia 3 de maio. Enviado ao Poder Executivo, o projeto foi vetado, e a Câmara manteve o veto no último dia 6 de junho.

“Com o projeto aprovado, esta Casa está com a sensação de dever cumprido. Todos nós vereadores agradecemos a sensibilidade do prefeito Marco Alba, e também à Secretaria Municipal de Educação (Smed). É um dia marcante para a cidade”, comemorou Clebes.

O objetivo do programa é permitir que situações de primeiros socorros ou acidentes simples sejam solucionados ou amenizados por quem esteja por perto até que um profissional da área da saúde consiga chegar ao local da ocorrência.