Pedagogia da Ulbra recebe homenagem da Câmara

Câmara 29/11/2018
Pedagogia da Ulbra recebe homenagem da Câmara
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

A Câmara de Gravataí fez uma sessão solene para homenagear o curso de pedagogia da Ulbra Gravataí por seus 20 anos. O evento ocorreu no auditório da Ulbra na noite de terça-feira (27).

O proponente da sessão solene, vereador Alan Vieira (MDB), afirmou que “durante os 20 anos do curso de pedagogia da Ulbra Gravataí foram tantas pessoas mudadas, direta e indiretamente, pelos ensinamentos desta instituição, que não conseguimos mensurar o impacto social e de formação humana propiciados”.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”, disse.

A coordenadora do curso, professora Marione Rheinheimer, afirmou que “no curso de Pedagogia, a vida reencontra o condão de encantar”. Ela destacou que a Ulbra é uma referência para os cursos de licenciatura da região.

“Somos referência porque os professores do curso atuam com excelência e propriedade humana e acadêmica”, disse. Ela também ressaltou que os 173 alunos do curso são “entusiasmados, mobilizados e apaixonados pela educação”.

A secretária municipal de Educação, Sonia Oliveira, que representou o Executivo na sessão solene, destacou que “a Ulbra forma a grande maioria dos professores do município, e é uma referência no curso de Pedagogia”.

Ela disse ainda que “o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a produção de conhecimento, e participa ativamente do processo de formação de cidadãos”. A solenidade também contou com a presença do diretor da Ulbra Gravataí, Augusto Frederico Kirchheim.