Neri Facin é eleito presidente da Câmara de Gravataí

Câmara 20/12/2019
Neri Facin é eleito presidente da Câmara de Gravataí
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

O vereador Neri Facin (PSDB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Gravataí. Ele foi eleito pelos parlamentares em sessão na noite de quinta-feira (19) para comandar o Legislativo em 2020.

Junto com Neri, foram eleitos para fazer parte da mesa diretora os vereadores Alex Tavares (MDB), como vice-presidente; Airton Leal (PV), no cargo de primeiro-secretário; e Demétrio Tafras (PDT), como segundo-secretário. O voto é aberto e proferido verbalmente por cada parlamentar.

Neri foi eleito para a presidência com o apoio de 14 dos 21 vereadores. Dilamar Soares (PSD) recebeu três votos, e Alex Peixe (PDT), dois. Houve ainda duas abstenções.

Na eleição para vice-presidente, Alex Tavares teve 14 votos, vencendo Rosane Bordignon (PDT), que teve cinco. Dois vereadores se abstiveram. Airton Leal recebeu 15 votos para ser o primeiro-secretário, contra quatro de Wagner Padilha (PSB). Na disputa para ser segundo-secretário, Demétrio Tafras venceu Padilha por 16 votos a cinco.

“Estaremos sempre abertos ao diálogo com todos os vereadores e colaboradores da Casa”, afirmou Neri após sua eleição. Ele agradeceu aos parlamentares por confiarem a ele a responsabilidade de presidir a Câmara.

Neri Facin está em seu primeiro mandato como vereador e vai exercer o cargo de presidente pela primeira vez. Ele parabenizou Clebes Mendes (MDB), a quem irá substituir, pela “excelente gestão que fez neste ano”. A nova mesa diretora assume a partir de 1º de janeiro e terá a responsabilidade de comandar a Câmara no último ano da atual legislatura.

A sessão extraordinária para a eleição da mesa encerrou o ano do Legislativo. Agora, a Câmara dá início ao recesso legislativo, que vai até 31 de janeiro. Nesse período, apenas reuniões extraordinárias podem ser convocadas.

Mesa diretora em 2020

Neri Facin (Presidente)