Clebes Mendes é eleito presidente da Câmara

Câmara 21/12/2018
Clebes Mendes é eleito presidente da Câmara
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

O vereador Clebes Mendes (MDB) foi eleito na noite de quinta-feira (20) para ser o presidente da Câmara de Gravataí em 2019. A escolha ocorreu em sessão extraordinária que encerrou o ano do Legislativo.

Junto com Clebes, foram eleitos para fazer parte da mesa diretora os vereadores Roberto Andrade (PP), como vice-presidente; Paulinho da Farmácia (MDB), no cargo de primeiro-secretário; e Wagner Padilha (PSB), como segundo-secretário.

O vereador Alan Vieira (MDB) indicou Clebes para a presidência. A disputa ocorreu com o vereador Paulo Silveira (PSB), que foi indicado por Rosane Bordignon (PDT). Clebes teve o voto de 14 parlamentares, e Silveira, cinco. Houve duas abstenções. O voto é aberto e proferido verbalmente por cada vereador.

Para o cargo de vice-presidente, apenas Roberto Andrade foi indicado. Ele recebeu 15 votos, e seis vereadores se abstiveram. Paulinho da Farmácia foi eleito primeiro-secretário com 14 votos, também sem adversário. Houve sete abstenções. Na disputa para ser segundo-secretário, Wagner Padilha venceu Carlos Fonseca (PSB) por 14 votos a sete.

“Tenho um lado, que é trabalhar pela nossa cidade e pela nossa população”, afirmou Clebes após sua eleição. Ele agradeceu aos vereadores da base do governo pelo apoio.

Clebes Mendes está em seu segundo mandato como vereador. Ele foi eleito para o cargo em 2012, e reeleito em 2016. É a primeira vez que irá exercer o cargo de presidente. Clebes vai substituir Airton Leal (PV), presidente da Câmara em 2018.

A eleição da mesa diretora encerrou as atividades parlamentares do ano em Gravataí. Agora, a Câmara dá início ao recesso legislativo, que vai de 21 de dezembro a 31 de janeiro. Nesse período, apenas reuniões extraordinárias podem ser convocadas.