Câmara sedia evento sobre Outubro Rosa com informação e cultura

Câmara 25/10/2019
Câmara sedia evento sobre Outubro Rosa com informação e cultura
Fotos: Bianca Narciso/CMG

A Câmara realizou na tarde de sexta-feira (25) um evento alusivo ao Outubro Rosa, organizado pela Comissão de Saúde em conjunto com a Associação dos Servidores da Câmara de Gravataí (ASSEC). A tarde contou com as palestras do Dr. Thiago Duarte, médico e atual deputado estadual pelo DEM, e de Letícia Fischer, nutricionista com especialização em Comportamento Alimentar.

O vereador Paulinho da Farmácia, presidente da Comissão de Saúde, realizou a abertura do evento. Em sua apresentação, o Dr. Thiago tratou sobre questões clínicas do câncer de mama, além dos sintomas e fatores que podem aumentar a chance de surgimento do mesmo. Ele ainda falou como fazer o exame de toque e a importância do diagnóstico rápido da doença. Já em sua fala, Letícia falou sobre os hábitos e rotinas saudáveis que podem servir como prevenção não só ao câncer, mas a diversas outras doenças. A nutricionista trouxe sugestões para a alimentação e exercícios diários.

O evento ainda contou com a humorista da rede Pampa Ariska Mel, que cantou e divertiu o público. Logo depois, o grupo de dança Oncoarte, formado por mulheres que já tiveram a doença, mas conseguiram vencer, emocionou com sua coreografia da música “Maria, Maria”. A coordenadora do grupo, Iara Rodrigues, disse que é importante “desfocar dessa doença e mostrar que tem coisas a fazer mesmo depois do diagnóstico”.

Estiveram presentes na tarde os vereadores Airton Leal, Alan Vieira, Alex Tavares e Fábio Ávila, além do presidente Clebes Mendes, que fez a fala de encerramento. Também esteve presente o ex-deputado federal Jones Martins e o radialista da rádio Caiçara, Paulo Josué, que fez uma breve introdução antes das palestras a pedido do vereador Paulinho, que coordenou todo o evento.