Câmara promove sessão em homenagem à semana da pessoa com deficiência

Câmara 22/08/2018

Em homenagem à semana municipal da pessoa com deficiência, ocorreu, na tarde de terça-feira (21), no plenário da Câmara de Gravataí, uma sessão especial, em que pessoas com deficiência ocuparam, por um dia, o lugar dos vereadores.

A sessão foi aberta com a leitura da audiodescrição do Plenário José Mariano Garcia Mota.  Após, o presidente da Câmara, vereador Airton Leal (PV), deu início à sessão especial. “Com toda certeza, esta é a sessão mais esperada por todos. É motivo de muito orgulho para nós vereadores ser representados por quem está aqui hoje”, exclamou Airton. Outras autoridades estavam presente no evento, tais como e Claiton Manfro da Secretaria de Governança e Comunicação Social, Adão Orion da Cofameg, Nara Evaristo da Apae, Vanessa Lúcio do Novo Horizonte, Claudiane Dias da ADVA e Bruno Peixoto da APPD.

Entre os 21 presentes na sessão especial, haviam pessoas com autismo, deficientes auditivos, deficientes visuais, pessoas com Síndrome de Down, deficiências físicas e cognitivas. Todos tiveram voz no plenário, respondendo à questão proposta pela mesa diretora “o que você acha que Gravataí poderia mudar para melhorar a vida das pessoas com deficiências?”. Acessibilidade, mobilidade, oportunidades, inclusão, respeito, valorização, mudanças nos serviços públicos como saúde e educação, segurança, lazer e espaços adaptados, além de direitos iguais, foram as respostas mais ditas pelos parlamentares na sessão especial.

Em seguida à manifestação de todos, Diulia e Denner, ambos deficientes auditivos, subiram à tribuna para se comunicar com o público por meio da linguagem brasileira de sinais (Libras) – com todo o discurso sendo interpretado por uma profissional da área. Eles pediram mais atenção à suas deficiências e mais igualdade no tratamento com pessoas como eles.

Por fim, o presidente Israel encerrou a sessão: “Agradeço, em nome de todos aqui, a oportunidade de ocuparmos este espaço hoje. Foi muito importante para nós. Por vezes, ficamos perdidos, sobre o que fazer de nossas vidas, quais caminhos devemos seguir. Sem entender o motivo de tantas críticas e estranhamentos para com a gente. Nesses momentos de interação, com a ajuda das nossas famílias, professores e médicos, a gente consegue entender um pouco do porquê das coisas e, com certeza, não seríamos nada se não fosse tantas pessoas nos dando carinho, atenção e amor”.

Foram 21 pessoas deficientes nos lugares dos vereadores. Quatro formando a mesa diretora, composta pelo presidente Israel Torres Rodrigues, pelo vice-presidente Thales Amauri Torresan, pela primeira secretária Tainá Abreu Brasil e pelo segundo secretário João Soares Peixoto. Os outros 17 ocuparam, individualmente, o posto de um determinado vereador: Adriele Esteice Brumas Soares, Anderson Durand da Costa, Asaph Samuel Brandt Brenner, Davi da Rosa Albino, Denner Schivittez Muniz Camargo, Diulia Leal, Elisandra da Silva, Fanny Ricarda Hirsch, Heric de Souza Bibiana, Jorge Cairo Rodrigues, Franciny Sena Moreira, Lucas Monteiro Marques Fraga, Maicon Macedo, Marielise Espeicher, Miguel Pospichil da Fonseca, Renan Prasido Silveira e Willian Lopes Padilha.