Câmara homenageia Defesa Civil de Gravataí

Câmara 08/08/2018
Câmara homenageia Defesa Civil de Gravataí
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

A Câmara Municipal prestou uma homenagem à Defesa Civil de Gravataí em sessão solene realizada na noite de terça-feira (7). A solenidade comemorou os 15 anos de atuação da instituição no município.

O proponente da homenagem, vereador Paulinho da Farmácia (MDB), destacou que a Defesa Civil é um “órgão essencial que, apesar de ser mais associado a casos pontuais como desastres naturais e situações extremas, tem papel decisivo e atuante durante o ano todo, estando em alerta permanente e integral”.

A Defesa Civil é uma “instituição que vai além da contenção da calamidade, trabalhando com afinco e disposição de forma silenciosa e constante”, afirmou o vereador, salientando que “em nossa cidade temos o privilégio de contar com atuação forte desta entidade”.

O vereador enfatizou que a Defesa Civil é composta pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC), criada pela Lei 1.960/2003, e pelo Conselho Municipal de Defesa Civil (COMUDEC), instituído através da Lei 1.961/2003, e que “os dois órgãos atuam em plena sintonia”.

Paulo Roberto Almeida, coordenador da COMDEC e presidente do COMUDEC, agradeceu à Câmara, “que mais uma vez abre as suas portas para a Defesa Civil, por esta homenagem que é motivo de muita honra e alegria, servindo de motivação para cumprir a missão de proteger, diminuir os danos e atender a população em situações de emergência”.

Almeida ressaltou que a Defesa Civil é um “órgão estratégico que visa a redução do dano de desastres”, e que “só com a união de esforços podemos nos preparar para as forças da natureza que não podemos evitar”.

O vice-prefeito do município, Áureo Tedesco, que representou o Executivo na sessão solene, destacou que a Defesa Civil é “um dos órgãos importantes do nosso município, que presta socorro às pessoas vulneráveis em situação de calamidade”. A solenidade também contou com a presença do subcomandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, major Luis Felipe Neves, e do tenente Adriano da Silva, do Corpo de Bombeiros de Gravataí.