Câmara entrega Troféu Sônia Paim na semana da Consciência Negra

Câmara 22/11/2019
Câmara entrega Troféu Sônia Paim na semana da Consciência Negra
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

A Câmara de Gravataí fez a entrega do Troféu Sônia Paim em sessão solene realizada nesta quinta-feira (21). O prêmio celebra a consciência negra no município.

“Essa premiação é alusiva à importância de uma mulher negra, professora de longa história em questões sociais e políticas e a primeira negra a ocupar um cargo de secretária municipal em Gravataí”, destacou o presidente do Legislativo, vereador Clebes Mendes. Sônia Paim foi secretária de Educação no início da década de 1990.

Ele também ressaltou que a premiação é entregue na semana do Dia Nacional da Consciência Negra, “celebrado em 20 de novembro, data escolhida por ser o dia da morte de Zumbi, o escravizado negro líder do Quilombo dos Palmares”. Clebes afirmou que “precisamos avançar muito com políticas públicas de valorização da comunidade negra em todos os cantos do país, e Gravataí está no caminho”.

O assessor de políticas públicas para o negro da prefeitura, Jairton Camisolão, afirmou em seu discurso que “para nós, que somos negros, parece que tudo é mais complicado, tudo é mais difícil. As pessoas que não são negras podem dizer ‘para a gente também é difícil’, mas para nós as dificuldades são ainda maiores”. Ele também destacou as atividades da Semana da Consciência Negra no município, que vai até o dia 28.

O frei Franklin Freitas, que falou em nome dos homenageados, ressaltou a importância do prêmio “para dar visibilidade para a questão da negritude”. Ele disse que Sônia Paim está “entre os nossos baluartes, como Aqualtune, Dandara, Adelina charuteira e tantas outras mulheres negras que lutaram para que nós pudéssemos celebrar o Dia da Consciência Negra”.

“Tenho certeza que, para nós, isso não é um prêmio, mas um compromisso para continuar firmes naquilo que nós acreditamos”, disse. Ele destacou ainda que nunca havia presenciado em uma homenagem “um babalorixá, um padre da Igreja Católica e uma irmã evangélica juntos recebendo um prêmio como esse”.

Os premiados

ÁREA CULTURAL