Notícias

Câmara entrega Troféu Sônia Paim na semana da Consciência Negra

Câmara 22/11/2019
Câmara entrega Troféu Sônia Paim na semana da Consciência Negra
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

A Câmara de Gravataí fez a entrega do Troféu Sônia Paim em sessão solene realizada nesta quinta-feira (21). O prêmio celebra a consciência negra no município.

“Essa premiação é alusiva à importância de uma mulher negra, professora de longa história em questões sociais e políticas e a primeira negra a ocupar um cargo de secretária municipal em Gravataí”, destacou o presidente do Legislativo, vereador Clebes Mendes. Sônia Paim foi secretária de Educação no início da década de 1990.

Ele também ressaltou que a premiação é entregue na semana do Dia Nacional da Consciência Negra, “celebrado em 20 de novembro, data escolhida por ser o dia da morte de Zumbi, o escravizado negro líder do Quilombo dos Palmares”. Clebes afirmou que “precisamos avançar muito com políticas públicas de valorização da comunidade negra em todos os cantos do país, e Gravataí está no caminho”.

O assessor de políticas públicas para o negro da prefeitura, Jairton Camisolão, afirmou em seu discurso que “para nós, que somos negros, parece que tudo é mais complicado, tudo é mais difícil. As pessoas que não são negras podem dizer ‘para a gente também é difícil’, mas para nós as dificuldades são ainda maiores”. Ele também destacou as atividades da Semana da Consciência Negra no município, que vai até o dia 28.

O frei Franklin Freitas, que falou em nome dos homenageados, ressaltou a importância do prêmio “para dar visibilidade para a questão da negritude”. Ele disse que Sônia Paim está “entre os nossos baluartes, como Aqualtune, Dandara, Adelina charuteira e tantas outras mulheres negras que lutaram para que nós pudéssemos celebrar o Dia da Consciência Negra”.

“Tenho certeza que, para nós, isso não é um prêmio, mas um compromisso para continuar firmes naquilo que nós acreditamos”, disse. Ele destacou ainda que nunca havia presenciado em uma homenagem “um babalorixá, um padre da Igreja Católica e uma irmã evangélica juntos recebendo um prêmio como esse”.

 

Os premiados

 

ÁREA CULTURAL

Ivan Silveira de Souza

Maria de Lurdes Silva Medeiros

Samba do Minu

 

ÁREA RELIGIOSA

Andrea Maricel da Cruz Fagundes dos Santos

Edegar Antônio Junior de Oliveira Silva

Franklin Francisco Silva de Freitas

Fabiano Hanauer Abegg