Notícias

Câmara entrega Troféu Sônia Paim

Câmara 30/11/2018
Câmara entrega Troféu Sônia Paim
Fotos: João Flores da Cunha/CMG

A Câmara de Gravataí realizou sessão solene na noite de quinta-feira (29) para a entrega do Troféu Sônia Paim. O prêmio, que celebra a Consciência Negra, contemplou quatro homenageados.

O presidente do Legislativo, vereador Airton Leal, destacou a trajetória de Sônia Paim, que foi secretária de educação de Gravataí. “Para nós, que somos negros, é sempre motivo de muito orgulho falar de Sônia Paim no nosso município”, disse.

Airton falou sobre a consciência negra, celebrada no dia que marca a morte de Zumbi dos Palmares, que “morreu lutando pela liberdade de seu povo”. “Em Gravataí, há muitas pessoas que são Zumbi dos Palmares”, disse, citando a família Paim e a Associação Seis de Maio. “Estamos homenageando hoje movimentos sociais, a cultura negra e a comunidade gravataiense”, afirmou.

Neno Baz, que falou como representante dos homenageados, abordou a importância de união da comunidade negra. “O que leva 54% da população a ser considerada minoria e praticamente não ter representatividade?”, questionou. “O país tem uma dívida conosco, negros”, afirmou.

O assessor de Políticas Públicas para o Negro, Jairton Camisolão, citou a criação do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial) e do CMPTG (Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí) como políticas públicas importantes que foram criadas recentemente. A presidente do COMPIR, Cristiane Gomes, também participou da solenidade.

O secretário municipal de Governança e Comunicação Social, Claiton Manfro, afirmou que “avançamos, mas ainda falta muito”, em relação às políticas públicas para negros no município. “Vivemos em uma sociedade desigual, preconceituosa e racista. Não há como fazer um debate fora desses termos”, disse.

 

Os homenageados

 

Área cultural

Neno Baz

Cantor, compositor, poeta, produtor cultural e intérprete de samba de enredo. Elaborou e produziu o Primeiro Encontro Afro Brasileiro de Gravataí em 1982 com a parceria na realização do clube Seis de Maio, da fundação Leopold Sedar Senghor e da prefeitura municipal de Gravataí.

 

Área política

Carmem Lúcia Souza dos Santos

Nasceu em Gravataí. Formou-se no magistério no ano de 1978, e desde então, atua na área da educação. Em 1999 aposentou-se como professora pelo Estado e continua lecionando no município de Gravataí, atualmente na escola Santa Madalena, no Rincão da Madalena

 

Área social

Eroni Souza da Silva

Conhecida como "Oni", tem uma grande importância na história da Seis de Maio, fazendo parte desta família desde a fundação. Foi atuante na diretoria por muito anos, sempre incentivando a realização de eventos culturais e beneficentes para comunidade. Oni é uma Griôt, e é descendente quilombola da região da Lagoa da Anastácia.

 

Karen Zappe Pereira Soto

Cirurgiã–dentista, especialista em saúde da família e com mestrado em saúde coletiva, servidora da prefeitura de Gravataí desde 2013. Dentista da USFq Santa Cecilia, promotora de saúde da população negra, membro do Compir, coordenadora da saúde da população negra e coordenadora do comitê técnico de saúde da população negra.