Associação Novo Horizonte é homenageada pela Câmara

Câmara 22/08/2018
Associação Novo Horizonte é homenageada pela Câmara
Fotos: Elana Albrecht/CMG

A Câmara Municipal de Gravataí realizou uma homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Autistas Novo Horizonte em sessão solene na tarde de terça-feira (21). A atividade integrou a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e da Acessibilidade.

O presidente da Câmara, Airton Leal (PV), fez referência à sessão especial, em que 21 pessoas com deficiência ocuparam o lugar dos vereadores. “Neste dia, temos uma das sessões mais importantes, gratificantes e emocionantes para nós, vereadores. É motivo de muito orgulho e satisfação ver cidadãos e cidadãs lutando por seus direitos e fazendo reinvindicações”.

“O dia de hoje é para refletir sobre o quanto precisamos planejar e projetar ações em prol da defesa da pessoa com deficiência”, afirmou Airton, defendendo a melhora nas condições de acessibilidade do município.

Vanessa Lúcio, presidente da Novo Horizonte, destacou que a associação foi fundada há quatro anos por um grupo de mães. “Somos pais muito unidos, e queremos que nossos filhos sejam ouvidos”, disse.

Ela fez uma apresentação sobre a entidade, que é uma organização não-governamental (ONG). Atualmente, a Novo Horizonte tem 80 colaboradores associados.

Claiton Manfro, secretário municipal de Governança e Comunicação Social, representou o Executivo na solenidade. Falando sobre as reivindicações dos vereadores por um dia, ele anunciou que a prefeitura está iniciando um processo de notificação de comerciantes para adequação de calçadas com o objetivo de garantir a acessibilidade.

“Avançamos, mas precisamos avançar muito mais”, afirmou Manfro. Ele disse ainda que “saio convencido de que só teremos uma cidade inclusiva de fato a partir uma transformação cultural”.