Aprovados projetos que instituem setembro amarelo e outubro rosa

Câmara 10/10/2018

Na sessão ordinária da última terça-feira (9), foram aprovados os projetos de lei n° 72/2018 e 74/2018, na Câmara Municipal. Os textos instituem, em Gravataí, as campanhas setembro amarelo (em alusão à prevenção ao suicídio) e outubro rosa (em alusão ao combate ao câncer de mama), respectivamente.

Ambas as ações estarão no calendário oficial do município. Com isso, haverá promoções de debates a respeito do combate ao suicídios e suas possíveis causas durante o mês de setembro, e sobre a prevenção do câncer de mama e esclarecendo dúvidas sobre as formas de tratamento durante o mês de outubro.

Edificações públicas municipais, sempre que possível, contarão com iluminação amarela e rosa para cada mês. O setembro amarelo é uma proposta do vereador Fábio Ávila (PRB), que, segundo ele, tem como objetivo “ajudar a prevenir os casos de suicídio e auxiliar as pessoas que, consequentemente, sofrem por causa desse problema”.

Já o outubro rosa, projeto do vereador Paulinho da Farmácia (MDB), tem como objetivo, além da prevenção ao câncer de mama, “dar a devida importância à saúde da mulher e mobilizar a sociedade como um todo sobre a importância do diagnóstico precoce”, segundo o autor.