Aprovado projeto para afixar instruções com a manobra de Heimlich em restaurantes

Câmara 09/08/2019

O projeto de lei n° 78/2019, de autoria do vereador Bombeiro Batista (PSD), foi aprovado pela Câmara de Gravataí na sessão de quinta-feira (8). Aprovado por unanimidade pelos vereadores, o texto vai agora para sanção do prefeito municipal.

O projeto estabelece que restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação de centros comerciais, shopping centers e estabelecimentos similares afixem cartazes explicativos que demostrem a aplicação da manobra de Heimlich, conhecida como manobra da vida.

A manobra é uma compressão abdominal que é empregada para desobstruir rapidamente as vias respiratórias. Utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Para garantir a visibilidade da informação pelo consumidor, o material com a manobra de Heimlich deve ser afixado em local visível e em número compatível com as dimensões do estabelecimento.

“A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar”, explica o vereador.

“Já imaginou conseguir ajudar a salvar a vida de alguém só porque você estava ali perto? Precisamos de pessoas que querem fazer a diferença nos seus bairros, pelas ruas que andam e nos lugares que frequentam”, afirma Batista na justificativa do projeto.