Estrutura Administrativa

A Câmara de Gravataí tem a seguinte estrutura administrativa para possibilitar seu funcionamento e o atendimento ao público e aos gabinetes:

Gabinete da Presidência

É a unidade administrativa responsável pela coordenação da representação política, administrativa e social do Chefe do Poder Legislativo, bem como pela assistência ao Presidente em suas relações com os órgãos da administração municipal.

Silvana Silveira Schimidt - Chefe de Gabinete da Presidência
E-mail: presidencia@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8852

Diretoria Geral

Assessora diretamente o presidente e a Mesa Diretora, além de fiscalizar todos os setores. Também acompanha o cumprimento da legislação e colabora no relacionamento externo do Legislativo.

Kelen Copa - Diretora Geral
E-mail: supervisao@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8862

Procuradoria Geral Legislativa

Presta assistência a todos os atos legais da Câmara. Responsável pela representação, em juízo, do Poder Legislativo, bem como pelo desenvolvimento da política de segurança. Também emite pareceres sobre a constitucionalidade e legalidade dos projetos encaminhados pelos vereadores, quando solicitada.

Sandoval Zeferino - Procurador-Geral
E-mail: juridico@cmgravatai.rs.gov.br

Daniele de Campos Domingues Viegas Centeno - Procuradora Legislativa
E-mail: procuradoria@cmgravatai.rs.gov.br

Telefone: (51) 3484-8847

Diretoria Administrativa

É responsável pela condução dos serviços de planejamento, bem como das atividades relacionadas a gestão de pessoal e tecnologia da informação.

SLeonardo Schmitt da Silva - Diretor Administrativo
E-mail: admdiretoria@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8816

Diretoria Legislativa

É responsável pela gestão do processo legislativo, executando serviços de relações públicas e preparação das audiências, a recepção e aos encargos de representação da presidência, organizando protocolo do cerimonial dos atos públicos ou administrativos, com participação e opinião em reuniões de gestão administrativa, e demais atividades fins do Poder Legislativo.

Zilmar Pereira - Diretor Legislativo
E-mail: chicopereira@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8843

Setor de Almoxarifado

Controla e distribui o material de expediente a todos os setores da Câmara e gabinete dos vereadores.

Ligiane Fortuna Pedroso - Oficial Legislativa
E-mail: almoxarifado@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8853

Setor de Arquivo/GED

O arquivo da Câmara de Gravataí recebe e guarda toda a documentação do Poder Legislativo municipal em lugar seguro e adequado. O setor passa por processo de qualificação e adequação para futuramente proporcionar acesso público e pesquisa a todos os documentos de forma online. O setor também é responsável pela normatização e pelo Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).

Caie Pires de Deus Lima - Arquivista
E-mail: arquivo@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8822

Setor de Atas e Anais

Elabora as atas a partir da gravação em áudio dos pronunciamentos nas reuniões plenárias. Depois, faz a revisão das manifestações, respeitando o estilo do orador e cuidando da correta redação gramatical. O setor também faz as certidões solicitadas.

Maria Cristina Wexel - Auxiliar Legislativa
E-mail: atas@cmgravatai.rs.gov.br

Helia Maria de Aguiar Eufrásio
E-mail: cedenciaplenario@cmgravatai.rs.gov.br

Cristiano Fabiano Quadros

Telefone: (51) 3484-8839

Setor de Compras e Licitações

Adquire todo o material, incluindo móveis e outros bens, para o uso do Legislativo. Também elabora os processos de licitação para contratação de serviços e aquisição de materiais e bens diversos.

SLaio Allgayer - Oficial Legislativo
E-mail: compras@cmgravatai.rs.gov.br

Fabio dos Santos Eismann - Oficial Legislativo
E-mail: compras2@cmgravatai.rs.gov.br

Telefone: (51) 3484-8838

Setor de Contabilidade

Setor que cuida do pagamento das contas do Legislativo e da contabilidade. Controla a aplicação de recursos da Câmara e elabora ainda a prestação de contas de todos os setores perante o Tribunal de Contas.

Thiago Seixas Alves - Contador
E-mail: contadoria@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8834

Setor de Copa

Promove a limpeza e conservação das áreas internas e externas dos prédios da Câmara, bem como dos móveis e instalações, promovendo a guarda dos materiais utilizados.

Telefone: (51) 3484-8872

Setor de Departamento de Pessoal

Cuida de todos os assuntos referentes aos servidores, desde o registro de admissão até o processo de desligamento. Elabora a folha de pagamento dos funcionários, atendendo às exigências legais, dentre elas férias, 13° salário, Imposto de Renda e outros tributos.

Simone Pires da Silva Minski - Oficial Legislativa
E-mail: rh@cmgravatai.rs.gov.br

Lia dos Santos Kulmann- Oficial Legislativa
E-mail: dp@cmgravatai.rs.gov.br

Telefone: (51) 3484-8841

Setor de Imprensa

Elabora as notícias sobre as atividades desenvolvidas pela Câmara e distribui-as aos veículos de comunicação. Assessora o presidente e acompanha o pronunciamento dos vereadores em plenário. Também presta assessoria às comissões e a todas as reuniões realizadas no Legislativo. Colabora, ainda, no relacionamento externo da Câmara e também faz registros fotográficos, entre outras atividades pertinentes à função.

João Flores da Cunha - Assessor de Imprensa
E-mail: imprensa@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8873

Setor de Patrimônio

Elabora e controla a lista de todos os móveis e outros materiais existentes na Câmara, em todos os setores, registrando, de forma numerada, suas entradas e saídas.

Carolina Camargo Michelsen - Oficial Legislativa
E-mail: patrimonio@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8852

Setor de Recepção

Acompanha, controla e identifica as entradas e saídas dos cidadãos à Câmara.

Telefone: (51) 3484-8874

Setor de Reprografia

Setor que realiza fotocópias para o setor administrativo e para os gabinetes de vereadores.

Juraci dos Santos - Oficial Legislativo
E-mail: reprografia@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8850

Setor de Secretaria e Protocolo

Departamento responsável pela correspondência do Legislativo e da presidência e que faz a distribuição de convites para o público externo. Monta os processos e projetos que tramitam na Câmara, controlando o andamento destes. É responsável pela organização das pautas das reuniões. Cuida do arquivo de leis, do protocolo, da elaboração de relatórios e estatísticas. Assessora a Mesa Diretora, vereadores e servidores. Fornece, ainda, informações e cópias de documentos à comunidade. Promove o recebimento de proposições e demais documentos que devam ser protocolados, bem como presta informações sobre decretos, portarias, avisos e outros atos normativos baixados pela Câmara, quando solicitado por vereador ou funcionário.

Diego da Silva Saldanha - Oficial Legislativo
E-mail: secretaria@cmgravatai.rs.gov.br

Bárbara Duarte Falcão - Oficial Legislativa
E-mail: protocolo@cmgravatai.rs.gov.br

Teresa Azambuya

Telefone: (51) 3484-8842

Setor de Segurança Geral

Controla o acesso e mantém a ordem dentro do espaço legislativo.

Joel Pacheco - Vigilante
E-mail: joel.pacheco@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8804

Setor de Tecnologia da Informação

Oferece suporte de informática a todos os setores da Câmara e aos gabinetes dos vereadores. Desenvolve e planeja projetos na área de Tecnologia da Informação e faz a gestão dos contratos relacionados ao tema. Faz a gestão dos recursos de software, hardware e infraestrutura, acompanhando a evolução da tecnologia.

Guilherme Machado de Castilhos
Marco Franci
Vinicius Bastos de Lima
E-mail: informatica@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8837

Setor de Telefonia

Recebe e providencia as ligações telefônicas e mantém controle dos telefonemas.

Ivete Amorim - Telefonista
E-mail: ivete@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8800

Setor de Tesouraria

Recebe numerário destinado à Câmara Municipal e efetua o pagamento das despesas, de acordo com a disponibilidade de recursos.

Luciano da Costa Ribeiro - Tesoureiro
E-mail: tesouraria2@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: (51) 3484-8836

Ouvidoria

Criada pela Resolução nº 04/2010, a Ouvidoria é responsável por receber as demandas da comunidade, por todos os meios disponíveis - eletrônicos, telefônicos ou presencial. O acesso telefônico é através de um número 0800, serviço disponibilizado gratuitamente pelo Legislativo.

Ivete Amorim - Gestora da Ouvidoria
E-mail: ouvidoria@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: 0800-644-3484

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

O SIC, criado pela Resolução nº 09/2013, é responsável por atender e responder a todas as solicitações de informação feitas pelo cidadão, com base na Lei de Acesso à Informação.

O Serviço de Informação ao Cidadão tem como finalidade receber - por meio eletrônico, pessoalmente ou outro meio legítimo - as solicitações de informação apresentadas pelos cidadãos, fazendo sua análise, buscando as informações e elaborando sua resposta no prazo de 20 dias, com possível prorrogação por mais 10 dias. No caso da informação solicitada já estar disponível, a resposta será imediata, dependendo de sua admissibilidade nos termos da Lei e observados os dados de identificação do cidadão.

O SIC é composto por um servidor do quadro efetivo e pela coordenação de TI, além da Comissão de Procedimentos, de Classificação, Reclassificação e Desclassificação do sigilo de Informações, que é composta por três servidores do quadro efetivo da Câmara. As solicitações devem ser protocoladas e encaminhadas primeiramente à Comissão.

O SIC funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, no quarto andar da Câmara (Avenida José Loureiro da Silva, 2597, no Centro de Gravataí). Interessados podem encaminhar sua solicitação de informação diretamente no local ou utilizar o e-mail.

O cidadão também pode utilizar o formulário para pedidos online.

Ivete Amorim - Gestora do SIC
E-mail: sic@cmgravatai.rs.gov.br
Telefone: 0800-644-3484