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Câmara Municipal de Gravataí

Poder Legislativo do Município de Gravataí

Requerimento 3860/2018

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    08/10/2018
  2. Autores
  3. Documento Assinado
  4. Ementa
    Requer a realização de Sessão Solene, a fim de homenagear os 20 anos do curso de Pedagogia - ULBRA Gravataí
Desejo acompanhar o andamento em meu e-mail

O Vereador Alan Vieira, integrante da Bancada do PMDB com assento nesta Casa Legislativa vem requerer, na forma regimental, após ouvido o plenário, o que segue:    

Solicita a realização de Sessão Solene, em homenagem ao curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Gravataí), que completa 20 anos de atividades nesse mês de outubro. Será realizada no dia 27 de novembro de 2018, no auditório da ULBRA - Gravataí.

HISTÓRICO DO CURSO – Outubro de 1998 a 2018: 20 ANOS  

        De 1998 a 2011, a ULBRA buscou atender às orientações da LDBEN 9394/96, por meio do Programa Especial de Formação de Professores como incentivo às Licenciaturas – o Programa Brasil 500 Anos, com regime especial de oferta em horários alternativos. 

        Assim, em 1998, o Curso de Pedagogia organizou-se em uma proposta curricular de 160 créditos, 8 semestres e 2400 horas/aula, que passou a ser oferecida a partir de outubro de 1998. Dentro destas matrizes curriculares, ofereceu-se, em sua criação, a Habilitação Educação Infantil e Séries Iniciais. 

        De 1998 a 2018 – percurso de 20 anos – o curso fez alterações metodológicas no desenvolvimento das suas matrizes, atualizando as disciplinas conforme o perfil profissiográfico do curso: Formação do Pedagogo-Educador-Pesquisador. O Parecer do CNE/CP 009/2001,   aprovado em 8/05/2001, estabelecia as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. A partir das diretrizes do PARECER 009/2001, o Curso implantou um novo Projeto Pedagógico focado em uma trajetória curricular que privilegiava  a prática como componente curricular vivenciada ao longo do Curso, estágios supervisionados e horas de Atividades Complementares que atenderam às expectativas profissionais e regionais  da Formação Docente.  

        Nos anos de 2004 e 2005, o Curso de Pedagogia firma-se como referência importante nos Cursos de Licenciaturas como polo veiculador de dimensões inovadoras nas áreas didáticas e pedagógicas. O exercício das práticas ao longo do curso em seus componentes curriculares, da pesquisa com oportunidade contextualizada de reflexões críticas e também de ensaios de autonomia, provenientes das suas novas matrizes curriculares, dinamizaram o curso, em diálogo aos desafios das exigências do século XXI. 

        Em 2005, outras questões ficaram bastante visíveis: as novas tecnologias de comunicação e interatividade, as demandas profissionais, as ofertas em profusão disponíveis no mercado, além da grande intencionalidade de reformas no ensino superior brasileiro. Neste ano, já em dezembro, as novas demandas educacionais exigem uma reforma pedagógica em toda a estrutura educacional dos Cursos de Graduação/ULBRA. A comunidade docente se organiza frente às exigências e busca articular formas mais adequadas aos desafios e aos tempos. 

        Em 2006 o Ensino Superior ULBRA passa a constituir-se em três grandes Ciclos: o de Formação Geral, o de Formação Básica Profissional e o de Formação Profissional Específica.  

        A Licenciatura de Pedagogia tem então suas DCN através dos Pareceres do CNE/CP 5/2005 e 3/2006 e Resolução CNE/CP 1/2006. Estas normativas estabelecem como desenvolvimento do curso uma valorização ímpar à Formação de Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais; do Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio; da Gestão de Escolas, Sistemas e/ou Ambientes Educativos, de Apoio Escolar ao Ensino Profissional de Nível Médio, além de atender áreas onde seus saberes e competências se fizerem necessários. 

        Em 2011, surge a necessidade de nova reformulação, de forma a dinamizar a formação do aluno, reestruturando a matriz curricular para disciplinas de 4 créditos, ao mesmo tempo em que redimensiona os estágios, ofertando-os a partir do quarto semestre do curso, em formação articulada com a oferta de disciplinas práticas e teóricas que privilegiam a reflexão em torno das ações pedagógicas realizadas, balizadas na realidade do cotidiano educativo. 

        Em 2018, o Curso tem como principal objetivação a formação ampla de profissionais na área da educação. Centra-se numa profunda imersão no campo das teorias sociais e pedagógicas, que promovem aportes necessários para uma competente atividade em ambientes educativos, tanto nas redes de ensino públicas e privadas, como nos múltiplos espaços de educação que hoje constituem as organizações sociais, através da gestão dos processos de ensino e de aprendizagem. Toda sua matriz curricular desenvolve-se em torno de requisitos básicos que orientam para a formalização da docência a partir das valorizações de todas as características culturais dos alunos em processo de formação.  

        Nessa perspectiva, há uma preocupação central com o desenvolvimento de estudos e análises sobre: o conhecimento da cultura geral e profissional; a infância, a juventude e o mundo adulto; as dimensões culturais, sociais, antropológicas e econômicas da educação; os campos do conhecimento que são objetos de ensino e de aprendizagens; as complexidades originadas das experiências até agora construídas nos espaços educativos; as questões do desenvolvimento da inteligência; as dinâmicas de formação e constituição de grupos sociais e de trabalho; as teorias de mediação e solução de problemas no campo do conhecimento; e os processos de gestão da educação em sistemas escolares e não escolares. 

        O processo de formação do pedagogo também compreende todas as análises sobre as configurações das comunidades e suas culturas; os problemas econômicos, sociais e políticos que interferem nas atividades educativas e a participação dos movimentos sociais e organizações não governamentais no planejamento e intervenção na educação. 

 

CMV de Gravataí-RS, 8 de Outubro de 2018

 

 

 

Alan Vieira

 

Movimentações

Andamento
10 Oct 2018 14:30
Recebido
Destinatário: Setor de Secretaria e Protocolo
10 Oct 2018 14:25
Encaminhado
Destinatário: Setor de Secretaria e Protocolo
08 Oct 2018 17:05
Adicionado na ordem do dia (Reunião Ordinária de 9 de outubro de 2018)
08 Oct 2018 17:03
Recebido
Destinatário: Moderador de Sessão
08 Oct 2018 15:40
Encaminhado
Destinatário: Moderador de Sessão
08 Oct 2018 15:40
Protocolado
08 Oct 2018 15:08
Elaborado
Ínicio