logo de impressão


Câmara Municipal de Gravataí

Poder Legislativo do Município de Gravataí

Projeto De Lei 8/2018

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    13/03/2018
  2. Documento Assinado
  3. Ementa
    Institui o Dia Municipal do ciclista, no âmbito do Município de Gravataí, a ser comemorado no dia 08 de fevereiro, e dá outras providências.
  Institui o Dia Municipal do ciclista, no âmbito do Município de Gravataí, a ser comemorado no dia 08 de fevereiro, e dá outras providências.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE GRAVATAÍ.

FAÇO SABER, em cumprimento ao artigo 58, inciso IV, da Lei Orgânica Municipal, que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído o Dia do Ciclista no Município de Gravataí, a ser celebrado no dia 08 de fevereiro de cada ano.

Art. 2º - São os objetivos deste Dia:

I – Difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte;

II – Promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida;

III – Desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.

  Art. 3º- O Poder Executivo poderá promover a divulgação do "Dia Municipal do Ciclista", realizando torneios e provas, palestras, seminários, painéis e quaisquer outros eventos que tenham por objetivo ressaltar a figura do homenageado e mobilizar e sensibilizar a sociedade cível acerca dos benefícios do uso da bicicleta para a saúde, meio ambiente e para o trânsito.

Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

CÂMARA MUNICIPAL, em Gravataí,13 de Março de 2018

Carlos Fonseca

 

JUSTIFICATIVA:

A bicicleta é um meio de transporte utilizado por muitas pessoas, tanto para chegar ao trabalho, escola, universidade, como em passeios entre amigos. Mas, além disso, o ciclismo pode ser usado para manter a forma física.

Quando praticado de forma correta, os benefícios são muitos, dentre eles: resistência muscular, melhora do condicionamento físico, do sistema cardíaco, respiratório e muscular: ajuda a eliminar as gorduras localizadas; reduz o estresse; excelente atividade aeróbica e anaeróbica. O esporte é regido por diversas regras e enquadra-se em quadro categorias, sendo estas: provas de estradas, provas de pistas, provas de mountain bike e trilhas.

Durante a prática do ciclismo é fundamental o uso do capacete e demais acessórios, para evitar bater a cabeça no chão, em uma eventual queda. O esporte apresenta riscos de corte, torções, e fraturas nas pernas e nos braços.

O praticante deve ter o cuidado de não forçar demais seu ritmo para não prejudicar as articulações dos joelhos e tornozelos.

 Na data 08 de fevereiro de 2016 tem sua fundação em nosso município o grupo #MaisCiclovia, este sendo o pioneiro nessa atividade esportiva em nossa cidade. A data de sua fundação 08 fevereiro servirá de referência para o dia do ciclista.

Em Gravataí existem alguns grupos de ciclismo conhecido tais como:

 #maisCiclovia, Giro 79, Ciclanos, SCS, Pedal do Vale Cachoeirinha e Gravataí e amigos da Bike Cachoeirinha e Gravataí.  Atualmente, cerca de 350 ciclistas fazem parte do #MaisCiclovias, que desenvolve três atividades por semana. Nas terças-feiras ocorre a pedalada do #PedalKombate, na qual o ritmo é de treino para desafios como o Audax. Nas quartas-feiras o passeio ciclístico #QuataDaBike, onde os participantes pedalam pela cidade, sendo que a concentração ocorre às 20h20min, na praça da parada 72. Nas quintas-feiras acontece a pedalada do #PedalRenova, onde acontece a pedalada com ritmo moderado até ao Lançador em Porto Alegre.

 Andar de bicicleta em Gravataí, pode ser lazer, mas também é um grande desafio, A falta de vias apropriadas para ciclistas e a pouca cortesia dos motoristas no trânsito causam insatisfação na população, mas não intimidam adeptos do ciclismo que encontram prazer na atividade e militância, em prol de mais segurança no trânsito e melhor mobilidade urbana.

 

Movimentações

Arquivado
05 Apr 2018 16:43
Arquivado
20 Mar 2018 14:45
Parecer 1/2018 do(a) Projeto De Lei 8/2018 - Encaminhado
Destinatário: Moderador de Sessão
16 Mar 2018 17:03
Recebido
16 Mar 2018 13:03
Recebido
16 Mar 2018 09:56
Encaminhado
Destinatário: Comissão de Trânsito e Transporte
16 Mar 2018 09:56
Encaminhado
Destinatário: Comissão de Justiça e Redação
14 Mar 2018 17:31
Adicionado no expediente (Reunião Ordinária de 15 de março de 2018)
14 Mar 2018 17:27
Recebido
Destinatário: Moderador de Sessão
13 Mar 2018 15:51
Encaminhado
Destinatário: Moderador de Sessão
13 Mar 2018 15:50
Protocolado
13 Mar 2018 15:49
Elaborado
Ínicio