logo de impressão


Câmara Municipal de Gravataí

Poder Legislativo do Município de Gravataí

Lei Ordinária Nº 4188/2020

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    22/07/2020
  2. Autores
    Admin Legisoft
  3. Ementa
    Desafeta e declara como Área Especial de Interesse Social para fins de regularização fundiária, um terreno urbano constituído dos Lotes 15 e 16 da Quadra D, do Loteamento Balduíno Augusto Linck, neste Município.

LEI N° 4188, DE 13 DE MARÇO DE 2020.

 

Cria a Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal do município de Gravataí e dá outras providências.

 

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GRAVATAÍ.

FAÇO SABER, em cumprimento ao Artigo 51, §7º da Lei Orgânica Municipal, que a Câmara Municipal aprovou e eu promulgo a seguinte Lei:

 

Art. 1º É declarada como Área Especial de Interesse Social para fins de regularização fundiária, conforme autoriza o inciso II da Lei nº 1.541 (Plano Diretor), um terreno com a área de 1.090,00m², constituído dos lotes 15 e 16 da Quadra D, da chácara de Balduíno Augusto Linck, a margem do prolongamento da Rua Pinheiro Machado, medindo 25,00 de frente à rua Projetada, por 39,50m de frente ao fundo, onde é limitado por uma rua em projeto, ao Nascente e 39,00m, entesta com o lote 10, pertencente ao Município de Gravataí, originária da área transcrita junto ao Cartório de Registro de Imóveis de Gravataí sob o nº 12.501, fls. 29 do Livro 3-N.

Parágrafo único. A área descrita no caput fica desafetada da destinação originária de Bem de Uso Comum e transpassada para a categoria de Bem Dominial.

Art. 2º A regularização fundiária da área descrita no art. 1° destina-se a manutenção dos detentores que eventualmente lá estiverem residindo.

Art. 3º As edificações existentes na área até a presente data poderão ser regularizadas a qualquer tempo, desde que preenche os requisitos estabelecidos em Lei, apresentem condições de habitabilidade e segurança, não se encontrem em área de proteção ambiental ou sob rede de alta tensão.

Art. 4º As edificações novas ou reformas que aumentem as áreas construídas observarão o regime urbanístico estabelecidos em Lei.

Art. 5º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a alienar gratuitamente e a firmar com as famílias Escritura Pública de Doação, conforme art. 17, inciso I, alínea “f”, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, nas seguintes condições:

I. O(s) beneficiário(s) não seja(m) concessionário(s), foreiro(s) ou proprietário(s) de imóvel urbano ou rural, fazendo prova através de Certidão Negativa do Registro de Imóveis desta Comarca;

II. O(s) beneficiário(s) não tenha(m) sido contemplado(s) com legitimação de posse ou fundiária de imóvel urbano com a mesma finalidade, ainda que situado em núcleo urbano distinto; e

III. O(s) beneficiário(s) não ser(em) proprietário(os) ou possuidor(es) de imóvel em outro Município no território nacional, devendo prestar declaração e registrar em Cartório.

§ 1º Os interessados que prestarem declarações falsas perderão o direito ao respectivo lote, ficando o Município autorizado a tomar as medidas cabíveis para sua remoção e responsabilização na forma lei.

§ 2º As taxas referentes à documentação da Escritura Pública de Doação correrão por conta do beneficiário donatário.

§ 3º Os titulares beneficiados com a escritura pública de doação não poderão participar de outros programas habitacionais e regularização fundiária de interesse social.

§ 4º Na escritura pública de doação deverá ser feita a referência expressa da presente Lei.

Art. 6º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 7º Revogam-se as disposições em contrário.

 

PREFEITURA MUNICIPAL, em Gravataí, 13 de março de 2020.

 

 

Vereador NERI FACIN

Presidente da Câmara de Vereadores

 

Registre-se e publique-se.

 

 

Vereador AIRTON LEAL

1º Secretário

Movimentações

Finalizado
22 Jul 2020 14:50
Elaborado
Ínicio